quarta-feira, 27 de abril de 2016

Preparando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos


No encontro do dia 26/04/2016, o Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia se ocupou em estudar o material proposto para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), 2016, desde a arte do cartaz até o tema que é “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor”, em consonância com a passagem de 1 Pedro 2, 9 que diz: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.
Sobre a arte proposta para a Semana da Unidade, o grupo percebeu que a cruz nela contida começa  “com cada um no seu favo de mel”, porém torna-se uma só,  à medida que passa por grupos cristãos que representam  diferentes confissões, culturas e povos.
No que diz respeito ao tema, refletiu-se que a SOUC deste ano,  quer chamar a atenção para a situação dos migrantes no mundo todo e o Brasil não está fora desta realidade. Nesse contexto, observou-se que os feitos do Senhor são altos e não opulentos. Logo, eles elevam em dignidade e convidam à superação de qualquer prática de intolerância e preconceito. Refletiu-se  também como sendo altos feitos do Senhor as pequenas iniciativas de igrejas cristãs que assumem a sua responsabilidade social junto aos refugiados, dando testemunho do diálogo, respeito e da acolhida.
O material da SOUC 2016 foi organizado pela Letônia em uma Comissão composta, majoritariamente, por católicos, luteranos, ortodoxos e batistas. Foi adaptado para o Brasil pelo Movimento Ecumênico de Curitiba.
Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério norte, ocorre tradicionalmente de 18 a 25 de janeiro.
Contudo, no hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Este ano ela será realizada entre os dias 8 e 15 de maio.
O encontro contou com a participação de 8 pessoas (6 mulheres e dois homens).
O Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia planejou momentos significativos para a Semana de Oração pela Unidade. Logo a programação será enviada.  Fiquem atentas e atentos.
Grupo de Vivência Ecumênica,  Goiânia, 27/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário